Mitologia e Psicologia Junguiana

.

82 Alunos Estudando
Data de Lançamento: 02/02/2021
Nível do Curso: Básico

Descrição do Curso Mitologia e Psicologia Junguiana

Às terças-feiras de 19h às 21h. De 04.MAI a 01.JUN – ENCONTROS ON-LINE!

O objetivo central do curso é apresentar alguns mitos nucleares da Grécia Antiga para compreender, de um lado, a função cultural das narrativas no mundo grego arcaico; de outro lado, a proposta é discutir as relações existentes entre as imagens míticas e os arquétipos a partir do enfoque da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Na mitologia da Grécia Antiga, os deuses e os heróis míticos expressavam múltiplos aspectos da natureza e da existência humana. Para a psicologia Analítica, os mitos dos deuses e heróis são expressões simbólicas dos arquétipos, imagens vivas do teatro psíquico, onde são encenados os dramas inconscientes do amor e do ódio, da criação e da destruição, da luz e das sombras.

O mito de criação narrado na Teogonia, do poeta grego Hesíodo, descreve a criação do mundo civilizado e racional a partir do caos primordial. Para a Psicologia Analítica, a criação do mundo expressa simbolicamente a origem da consciência a partir das trevas do inconsciente. A deusa Afrodite, para os gregos, representava o poder sagrado e perigoso da sexualidade. Sob o foco junguiano, Afrodite expressa a possibilidade de conexão entre a sexualidade mais consciente e os desejos obscuros do inconsciente. Atená, para os gregos, é a deusa luminosa da cultura e das instituições da pólis, e vem a ser a guia iniciática dos heróis em sua jornada de lutas. Para a Psicologia Analítica, Atená expressa a função psíquica que permite a estruturação do ego e o processo de amadurecimento da personalidade. Hermes, na Grécia Antiga, é o deus diplomata, o mensageiro dos deuses e o guia das almas para o mundo dos mortos. Sob o foco psicológico, Hermes é o guardião das fronteiras psíquicas, cuja função é guiar o indivíduo na perigosa passagem entre a consciência e o inconsciente. E, finalmente, o herói Perseu, o assassino da Medusa, para os gregos é símbolo do poder humano para ultrapassar limites e realizar conquistas. Para a Psicologia Junguiana, o herói representa o processo de individuação, que envolve a morte simbólica do indivíduo e o seu renascimento em um nível mais ampliado de consciência.  


Pré-Requisitos para esse curso

*Público em geral interessados em Psicologia Junguiana (não precisa ser psicólogo). *Em caso de desistência por parte do participante, não haverá devolução do valor pago ao curso. *As aulas não ficarão gravadas. O acesso é AO VIVO na data e hora marcadas.

Idioma do conteúdo do curso

Português

Confira o que você vai aprender Mitologia e Psicologia Junguiana

Bibliografia aula 1- 04/05
Aula 1 - O mito de criação na Teogonia, de Hesíodo.
Aula 2 - Afrodite, a luz e a sombra da deusa do desejo.
Bibliografia aula 2- 11/05
Aula 3 - Atená, a deusa da civilização e da consciência.
Aula 4 - Hermes, o deus psicopompo.
Aula 5 - O mito de Perseu e a jornada mítica do herói.

Isabela Fernandes

Professora da área de Letras Clássicas do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro /PUC-Rio. É Mestra e Doutora em Literatura pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. É coautora do livro A Vida, a Morte e as Paixões no Mundo Antigo, e possui diversos artigos em livros publicados. É professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestalt-Terapia da Puc-Rio; professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicoterapia Junguiana e Imaginário da Puc-Rio; professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicologia Junguiana da UNESA; professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicologia Junguiana da USU. Isabela Fernandes é Membro Honorário do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, que faz parte da Associação Junguiana do Brasil.

Outros Cursos deste Instrutor

Tire suas dúvidas sobre o curso Mitologia e Psicologia Junguiana

Realize a sua Inscrição

R$ 414,00

PagarMe em até 2 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .