VII SIMPÓSIO - Mitologia: de Junito Brandão à Clínica Contemporânea Junguiana

.

Data de Lançamento: 13/06/2024
Nível do Curso: Intermediário

Descrição do Curso VII SIMPÓSIO - Mitologia: de Junito Brandão à Clínica Contemporânea Junguiana

“A presença viva de Junito Brandão conjuga ao mesmo tempo saudade e permanência, apelo de encontros passados e redesenhos para a interpretação do presente. Junito foi capaz de transmitir com grande maestria, singularidade e paixão a força do mito, a eterna ou a antiga juventude que se prolonga no mito, no coração do mito.” Marco Lucchesi

Instituto Junguiano do RJ, celebra com muita alegria no seu VII SIMPÓSIO – “Mitologia: de Junito Brandão à Clínica Contemporânea Junguiana”, o CENTENÁRIO de JUNITO BRANDÃO, grande filósofo e professor que se destacou por suas virtudes, sabedoria e a justa medida para ensinar, desenvolver pesquisas e dedicar-se às publicações de seus estudos sobre mitologia, e consequentemente uma extraordinária contribuição aos estudos da psique.

Com uma rica e extensa programação vamos ter um dia com diversas palestras no intuito de dialogar, refletir e propor experiências conjuntas, como possibilidade de articular e aprofundar conhecimentos da psicologia junguiana por meio da mitologia. Contamos com sua valiosa presença no dia 03 de agosto!

SÁBADO 03.08

  • 08H45 – Credenciamento participantes
  • 9H – Abertura do Simpósio 
  • 9H30 – “Tempo do Sol, tempo da Lua: Hécate, o encontro analítico e a arte do acompanhamento.” com Bruna Quinet
  • 10H – “Aspectos Mitológicos na Ciclicidade Menstrual: muitas mulheres em uma só.” com Roberta Brito
  • 10H30 – “Seja gentil e corajosa”: Quando amor e violência se misturam.” com Liane Diehl
  • 11H – “De Medeias a Joanas: quem pode realmente falar e ser ouvida nas psicoterapias?’’ com Marianna Protázio
  • 11H40 – “Entre Deuses e Centauros: Inteligência Artificial e a redefinição de ser humano.” com Flávio Cordeiro
  • 12H10 – “Os mitos são os sonhos de um povo.” com Humbertho Oliveira
  • 12H40 – ALMOÇO
  • 14H – RETORNO ALMOÇO
  • 14H10 – “O simbolismo dos ritos de passagem no mito de Perséfone e no conto O Búfalo, de Clarice Lispector.” Com Isabela Fernandes
  • 15H10 – “Quem foi Junito Brandão? Celebração do seu centenário!” com Marco Lucchesi
  • 15H20 – “Junito entra no Olimpo” com Walter Boechat
  • 15H50  ‘’Prof. Junito Brandão, um mestre da Mitologia e da Psicologia Junguiana.’’ com Paula Boechat
  • 16H20 – “Junito e a ciência dos mitos.” com Carlinda Pate Nuñes
  • 16H50 – COFFEE BREAK
  • 17H10 – ‘’O mito de volta ao rito.’’ com Daniela Benzecry
  • 17H40 – ‘’Manco das duas pernas: Mitologia e Psicologia Junguiana sobre Amor X Poder.’’ com Mônica Weirich
  • 18H10 – ENCERRAMENTO

________________________________________________________________________

PALESTRANTES:

Bruna Quinet é psicóloga (Puc-Rio) e analista em formação (candidata pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro - IJRJ). Mestre em Psicologia (UFF), na área de concentração Estudos da Subjetividade, com a pesquisa “Entrelaces entre lixo, subjetividade e clínica na contemporaneidade”. Especialista em Psicologia Junguiana (IJRJ/IBMR). É arteterapeuta (Curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz) e facilitadora de SoulCollage®️.  Professora em cursos de formação em arteterapia e atua principalmente na área clínica.

Palestra: Tempo do Sol, tempo da Lua: Hécate, o encontro analítico e a arte do acompanhamento.”

Esta palestra é um convite para nos deixarmos acompanhar pela deusa grega Hécate e relembrarmos outros tempos possíveis. Nos últimos séculos, o processo de normalização e higienização da vida tem levado a uma busca constante por um “modelo ótimo”, nos colocando diante de questões como: quais as implicações desta busca para o encontro analítico? Em um mundo acelerado e voltado para a eficiência, seguimos idealizando o sol do meio-dia, que ilumina e extermina todas as sombras, porém, onde fica o tempo do processo na análise?

Neste sentido, a misteriosa deusa da lua negra nos convida a habitarmos outros tempos: transitando entre luz e trevas no lusco-fusco do crepúsculo, a deusa tríplice testemunha e acompanha processos e partos no tempo cíclico do mundo. Assim, propomos refletirmos sobre quais inspirações Hécate com  sua sabedoria das encruzilhadas nos traz para pensarmos o papel do analista e a delicada arte do acompanhamento na clínica contemporânea.

________________________________________________________________________

Roberta Brito é formada em psicologia pela UFRJ, Orientadora Vocacional e analista em formação pelo IJRJ. Atende crianças, adolescentes e adultos há mais de 15 anos sendo a questão do feminino um dos focos principais de seu trabalho. Feminista, entende a importância de se trabalhar na clínica assuntos contemporâneos que promovam a liberdade e os direitos iguais as mulheres.

Palestra: "Aspectos Mitológicos na Ciclicidade Menstrual: muitas mulheres em uma só."

Esta palestra tem como objetivo traçar as várias manifestações psíquicas que a mulher apresenta ao longo de seu ciclo menstrual fazendo um paralelo com a mitologia e toda sabedoria que a ciclicidade propicia a mulher em sua natureza profunda. Em tempos modernos a mulher tem sido impedida de honrar e respeitar sua ciclicidade e esse trabalho é um chamado para que a mulher lute para abrir espaço externo e interno para suas muitas fases, para suas muitas mulheres que habitam dentro de si.

________________________________________________________________________

Liane Diehl é psicóloga, formada pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em educação pela mesma instituição, especialista em psicologia junguiana e analista em formação pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro (IJRJ).

Entre 2017 e 2020 trabalhou como psicóloga no Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) em Petrópolis, onde conduziu um grupo de apoio terapêutico para mulheres.

Desde 2022 participa voluntariamente da ONG Instituto Olhos da Alma Sã, com sede em Goiânia, atuando como professora da pós-graduação, psicoterapeuta e supervisora clínica.

Palestra: “Seja gentil e corajosa”: Quando amor e violência se misturam.” 

A psicologia junguiana é reconhecida por seu trabalho com símbolos – imagens arquetípicas emanadas do inconsciente, com destaque para os sonhos, a imaginação ativa, os mitos e os contos de fada.

No volume I de Mitologia Grega, o Prof. Junito Brandão estabelece, logo de saída, uma diferenciação entre mito, lenda, fábula e alegoria. Estas últimas têm uma preocupação moral sobre significados das palavras, pois devem ser lidos, e sua narrativa pode sofrer elaborações intencionais para assegurar seu caráter didático. O mito não, ele narra um acontecimento primordial, é a narrativa de uma criação, contando-nos de que modo algo que não era, começou a ser (p. 37, vol I, 2015).

Os contos de fada, assim como os mitos, são uma expressão pura e simples dos processos do inconsciente coletivo, porém, nos contos existe um material cultural consciente menos específico, que espelha estruturas básicas da psique, de acordo com Marie-Louise Von Franz (p. 9, 1990).

O trabalho com esse tipo de material requer conhecer aspectos da estrutura narrativa, como a exposição, as dramatie personae, o início do problema, a peripeteia e o ponto alto da tensão, porém, num país como o Brasil, em que uma mulher é morta a cada 15 horas pelo simples fato de ser mulher, e que mais de 60% das vítimas de estupro são meninas abaixo dos 14 anos, também é importante conhecer como as narrativas chegam até as pessoas, meninos e meninas, e como isso é apreendido pelo inconsciente cultural, resultando em complexos culturais como o machismo e a violência doméstica.

Nesta palestra falaremos sobre o conto da Pequena Sereia em que a jovem sereazinha abre mão de seu dom natural, a sua voz, para ter pernas e poder casar-se com o príncipe humano.

________________________________________________________________________

Marianna Protázio é Psicóloga formada pela UFPE, Analista Junguiana em formação no IJRJ, Mestre em “Estudos de Mulheres, Gênero e Cidadania” e “Ciências da Literatura” (UB-UFRJ) e Doutora em “Estudos Linguísticos, Literários e Culturais” (UB). Docente de “Mitologia e Clínica” e Supervisora na Pós-Graduação em Psicologia Junguiana (IDE-Recife). Trabalhou com saúde mental e recursos expressivos em instituição modelo CAPS e também com políticas públicas no setor governamental. Desde 2006 atua na clínica junguiana com essas perspectivas, voltada aos desafios contemporâneos com um olhar que busca, nas imagens e símbolos, a conexão e a criatividade.

Palestra: “De Medeias a Joanas: quem pode realmente falar e ser ouvida nas psicoterapias?’’ 

Esta Palestra se concentra na figura mítica de Medeia e na personagem Joana, de Chico Buarque e Paulo Pontes, amplificando seus enredos trágicos. O objetivo é revelar o olhar atravessado por violências do discurso oficial, em uma leitura feminista junguiana das tragédias míticas e cotidianas. Fazendo uma revisão histórica neste território, é possível entrever como o sofrimento psíquico originado por questões de gênero segue invisibilizado. Por tanto, para atualizar os cuidados com a saúde mental, num mundo cada vez mais diverso, a psicoterapia e as análises em geral devem desconstruir discursos e práticas reprodutoras de ideias patriarcais e colonialistas. Sendo assim, o acesso a representações culturais diversas do feminino, sejam elas da mitologia, da literatura ou da cultura popular são uma via fértil para aportar outras referências à nossa imaginação nesta empreitada coletiva.

________________________________________________________________________

Flávio Cordeiro é historiador (UERJ) e psicólogo (IBMR), é analista psicorgânico formado pela Escola Francesa de Análise Psico-Orgânica (EFAPO) e candidato a analista pelo Instituto Junguiano no Rio de Janeiro.

Palestra: Entre Deuses e Centauros: Inteligência Artificial e a redefinição de ser humano.”

A cada vez que uma barreira tecnológica é rompida, ela nos obriga a uma nova reflexão sobre as questões humanas. Jung, em diversas ocasiões em sua obra nos mostrou como os mitos modernos são formados, inclusive a partir de projeções tecnológicas, que mobilizam camadas arquetípicas da psique. Os avanços ímpares da Inteligência Artificial têm o poder de desafiar a própria definição de ser humano, uma vez que cresce a projeção de uma fusão homem máquina (os novos centauros), afetando áreas da vida como o amor, o luto, e a própria noção de realidade. São profundas as implicações para a alma humana. Trata-se de uma reflexão que não pode ser delegada somente a engenheiros, tecnólogos e executivos das grandes corporações. Como nos provocou Jung, precisamos descer à arena dos acontecimentos se quisermos de fato escutar as angústias do homem contemporâneo às voltas com suas mitologias nascentes.

________________________________________________________________________

Humbertho Oliveira é Médico (UFRJ); Analista, professor e supervisor clínico na IAAP, AJB, IJRJ; Diretor de ensino da AJB; Mestrando em Cultura e Ética no NUBEA/UFRJ; Artista-pesquisador no Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra; Organizador e autor dos livros: Corpo e construção de sentidos; Mitos, folias e vivências; Desvelando a Alma brasileira - psicologia junguiana e raízes culturais; Morte e renascimento da ancestralidade indígena na alma brasileira; O insaciavel espirito da época - ensaios de psicologia analítica e política.

Palestra: “Os mitos são os sonhos de um povo.”

________________________________________________________________________

Isabela Fernandes Soares Leite foi professora na área de Letras Clássicas do Departamento de Letras e professora de História Antiga no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro / PUC-Rio durante 31 anos. É Mestra e Doutora em Literatura pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Isabela Fernandes é autora do livro A Vida, a Morte e as Paixões no Mundo Antigo e possui diversos artigos em livros publicados. É professora de Mitologia do Curso Extensivo em Psicologia Junguiana do Instituto Junguiano de Rio de Janeiro. É também professora de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Junguiana tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados. Isabela Fernandes é membro honorário do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro.

Palestra: “O simbolismo dos ritos de passagem no mito de Perséfone e no conto O Búfalo, de Clarice Lispector.”

Esta palestra pretende discutir sobre o simbolismo dos ritos de passagem em duas obras literárias: na mitologia grega, o mito do rapto de Perséfone narrado no Hino Homérico a Deméter, composto por volta do século VII ou VI a. C. na Grécia Antiga; na literatura brasileira contemporânea, o conto O Búfalo, de Clarice Lispector, inserido na obra Laços de Família ([1960], 1974). A proposta do artigo é elaborar um diálogo entre as duas narrativas abordando o tema arquetípico da morte simbólica e dos ritos de passagem.

________________________________________________________________________

Marco Americo Lucchesi é um premiado poeta, escritor, romancista, ensaísta, tradutor, historiador e esperantista brasileiro, sétimo ocupante da cadeira nº15 da Academia Brasileira de Letras. É também professor titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Vídeo: “Quem foi Junito Brandão? Celebração do seu centenário!”

________________________________________________________________________

Walter Boechat é médico pela Universidade Gama Filho-RJ, Diplomado pelo C G Jung Institut Zurich - Universitat Zurich e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Executive Committee (Diretoria) da International Association for Analytical Psychology (Zurique, Suíça) no período de 2007 a 2013. É membro-fundador da Associação Junguiana do Brasil.

Palestra: “Mitos e o inconsciente.”

________________________________________________________________________

Paula Pantoja Boechat, médica(UFRJ), mestre em Psicologia Clinica (PUC-RJ), Membro Fundador da AJB e do IJRJ,ex-presidente da AJB(2011-2013),ex-membro do Comitê de Ética da IAAP, autora de artigos em livros nacionais e internacionais, e do livro:Uma Visão Junguiana da Terapia Familiar Sistêmica, Ed.Vozes.

Palestra: ‘’Prof. Junito Brandão, um mestre da Mitologia e da Psicologia Junguiana.’’

A palestra trará Junito Brandão, um grande amigo, profundo estudioso de Mitologia Grega e grande conhecedor da psiquê humana.

________________________________________________________________________

Carlinda Pate Nuñes: Professora Titular de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2018. Possui graduação em Português-Literatura pela Universidade Santa Úrsula (1976), mestrado (1986) e doutorado (idem, 1991) em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palestra: “Junito e a ciência dos mitos.”

________________________________________________________________________

Daniela Benzecry é Analista Junguiana (membro da IAAP) e médica (UERJ), com residência em clínica médica (UERJ) e especialista em Homeopatia (AMB e AMHB). Trabalhou por 23 anos em centro de recuperação de adictos da SES RJ. É autora dos livros: Drogadição, a Recuperação em A.A. e N.A. e a Espiritualidade. Ed.Autor, 2010; e Sentimentos, valores e espiritualidade – um caminho junguiano para o desenvolvimento espiritual. Ed. Vozes, 2016.

Palestra: ‘’O mito de volta ao rito.’’

________________________________________________________________________

Mônica Helena Weirich de Santana é Psicóloga e Membro Analista Didata do IJRJ. Professora, supervisora e coordenadora nos cursos do IJRJ.

Palestra: ‘’Manco das duas pernas: Mitologia e Psicologia Junguiana sobre Amor X Poder."

________________________________________________________________________

O simpósio será realizado no dia 03.08.24, sábado, somente na categoria PRESENCIAL na Cúria Provincial - Jesuítas Brasil

Endereço: R. Bambina, 115 - Botafogo, Rio de Janeiro

Valores das Inscrições:

  • Profissionais: 295 reais
  • Membros IJRJ / AJB / SBPA: 235 reais
  • Estudantes: 175 reais

Parcelamos em 2x pelo cartão de crédito.

Estes valores, dão direito a assistir a todas as palestras.

Para os estudantes será necessário: 

Estudantes de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, incluindo pós graduação.

OBS: Apresentar carteira estudantil do ano letivo com foto, expedida pela instituição na qual o beneficiário é matriculado (em caso de carteira estudantil sem foto, será obrigatória a apresentação de um documento com foto.) Logo depois da inscrição, envie por favor sua identificação para o e-mail: contato@institutojunguianorj.org.br - Se o comprovante não for enviado até dois dias antes do evento (31/07), a pessoa não poderá assistir as palestras.

Baixe nossa programação e tenha a mãos!

________________________________________________________________________

AUTORIZAÇÃO DE IMAGEM
Informamos que no ato de sua inscrição, já está abrangendo o uso de sua imagem na filmagem ou fotos, que será concedida ao Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, a título gratuito, abrangendo inclusive a licença a terceiros, de forma direta ou indireta, e a inserção em materiais para toda e qualquer finalidade, seja para uso comercial, de publicidade, jornalístico, editorial, didático e outros que existam ou venham a existir no futuro, para veiculação/distribuição em território nacional e internacional, por prazo indeterminado.

O EVENTO NÃO SERÁ GRAVADO.

POLITICA DE CANCELAMENTO:

O cancelamento e reembolso total será permitido se o pedido de cancelamento for realizado em até 7 dias após a compra do respectivo evento, de acordo com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.

 


Pré-Requisitos para esse curso

Não precisa de uma formação. Se você se interessa por Psicologia Junguiana e deseja conhecer um pouco mais sobre a psique através dos Mitos, venha conosco nesta jornada!

Idioma do conteúdo do curso

Português

Módulos e Lições do Curso

Membros IJRJ

O Instituto Junguiano do Rio de Janeiro é filiado a Associação Junguiana do Brasil-AJB, que é orientada para pessoas que se interessam pela Psicologia Analítica e o pensamento de Carl Gustav Jung. Nosso instituto é reconhecido pela International Association for Analytical Psychology-IAAP, com sede em Zurique, Suiça.

Outros Cursos deste Instrutor

Extensivo em Psicologia Junguiana - 2024 Introdutório à Psicologia Junguiana 2024 (2º SEM)

Tire suas dúvidas sobre o curso VII SIMPÓSIO - Mitologia: de Junito Brandão à Clínica Contemporânea Junguiana

Realize a sua Inscrição

R$ 175,00

PagarMe em até 2 vez(es) sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Todo o processo de compra é feito em ambiente seguro .